Edições Histórico dos Concertos Notícias Contactos
Notícias [Arquivo]

  PalÃcio Foz, Recital de Canto e Piano, 26 de Fevereiro - 19h00   voltar

-Inês Thomas Almeida, meio-soprano -Hendrik Heilmann, piano

Apoio da Embaixada da RepÃblica Dominicana

Obras de J. Croner de Vasconcellos, C. Guastavino, M. de Falla, J. A. HernÃndez, R. Landestoy, J. Turina, E. Halffter, A. Ginastera, E. de Marchena e X. Montsalvatge



InÃs Thomas Almeida
Nascida na RepÃblica Dominicana, cedo se mudou para Portugal, onde cresceu como bilingue e com dupla nacionalidade. Concluiu o curso de Piano no Instituto Gregoriano de Lisboa, na classe de Luiza Gama Santos. Seguidamente, frequentou o curso de Canto na Universidade de Ãvora, sob a orientaÃÃo de Liliana Bizineche. Obteve, em dois anos consecutivos, a bolsa de mérito da Universidade de Ãvora, concedida aos melhores alunos de cada curso.
Prosseguiu os seus estudos de Canto na Alemanha, na Escola Superior de MÃsica e Teatro de Rostock, junto de Klaus HÃger (Ãpera de Berlim), tendo-os concluÃdo 2008. Outros professores importantes na sua formaÃÃo foram Christian de Bruyn, Karl-Heinz Zettl, Reinhard Schau, Markus Johannes Langer e Hartwig Eschenburg. Fez parte do EstÃdio de Ãpera daquela Escola, havendo representado em palco diversos papéis, nomeadamente «Orfeo», em Orfeo ed Euridice (Gluck), «Orsola», em Il Campiello (Wolf-Ferrari) e «Zia Principessa», em Suor Angelica (Puccini). Além disso, foi solista em diversos concertos e oratÃrias, tais como a OratÃria de Natal (J. S. Bach) e o Messias (Haendel), entre outras obras.
Participou em diversas masterclasses, ministradas por Krisztina Laki, Jill Feldman, Teresa Berganza, Hanna Schwarz, Gillah Yaron, Claudia Eder e Norman Shetler.
Em 2008 fez a sua estreia profissional no Canteatro de Berlin, no papel de «Mercedes», na Carmen (Bizet). Seguiu-se a sua participaÃÃo no Festival de Ãpera Schloss Rheinsberg, no qual se apresentou como «Carmen», na Rheinsberger SÃngernacht e nas produÃÃes de Die Weisse Dame (Boieldieu) e na Tarde Musical «Der singende See».
InÃs Thomas Almeida é laureada do Concurso Internacional de Canto Schloss Rheinsberg (2008), no qual participaram mais de 450 candidatos oriundos de quarenta paÃses. à também bolseira da FundaÃÃo «Yehudi Menuhin Live Music Now».



Hendrik Heilmann
Nascido em Berlim, em 1979, comeÃou desde cedo a sua educaÃÃo musical, sob a orientaÃÃo de Dieter Zechlin e Paul-Heinz Dittrich. Em 1999, iniciou os seus estudos de Piano na Escola Superior de MÃsica «Hans Eisler», naquela cidade, nas classes de Alexander Vitlin e de Susanne GrÃtzmann. Em 2007 terminou a pÃs-graduaÃÃo em Acompanhamento de «Lied», junto de Wolfram Rieger.
Frequentou também masterclasses ministradas por Christa Ludwig, Dietrich Fischer-Diskau, Irwin Gage e Thomas Quasthoff.
Em 2005 tornou-se professor das duas Escolas Superiores de MÃsica de Berlim – a Escola Superior de MÃsica «Hans Eisler», na qual ensina CorrepetiÃÃo SolÃstica, e a Universidade das Artes, onde lecciona Acompanhamento de «Lied».
Aos 16 anos de idade foi vencedor do Concurso Internacional de Piano Steinway e, em 2005, recebeu o Prémio Especial de Acompanhamento de «Lied» no Concurso Internacional de Canto «La Voce», promovido pela RÃdio da Baviera. à bolseiro da FundaÃÃo Yehudi Menuhin Live Music Now e do CÃrculo Richard Wagner.
Em 2002 foi convidado a participar no Festival de Salzburgo, no ciclo «O Poeta Convidado», juntamente com Robert Gernhardt. Hendrik Heilmann é, desde 2003, presenÃa assÃdua no Festival de MÃsica de Aix-en-Provence, no qual tem acompanhado masterclasses de Teresa Berganza, Hans Sotin e Gilles Cachemaille, bem como produÃÃes de Ãpera, sob a direcÃÃo de Sir Simon Rattle, Daniel Harding, Tugan Sokhiev e Paul Daniel.
Juntamente com Julie Kaufmann, apresentou-se no Festival de Ãpera de Munique e no Festival de Bad Reichenhall e, em 2009, actuarÃ, com Hanno MÃller-Brachmann, numa série de recitais em Freiburg.
Hendrik Heilmann faz-se ouvir regularmente como mÃsico de cÃmara da Konzerthausorchester de Berlim.

Programa

I

J. Croner de Vasconcellos
Ao desconcerto do mundo (LuÃs Vaz de CamÃes)
DescalÃa vai para a fonte (LuÃs Vaz de CamÃes)
No TurbilhÃo (Antero de Quental)

C. Guastavino
La Rosa y el Sauce (Francisco Silva y Valdés)

M. de Falla
OraciÃn de las madres que tienen a sus hijos en brazos (Gregorio MartÃnez Sierra)
El Pan de Ronda (Gregorio MartÃnez Sierra)
Tus Ojillos Negros (CristÃbal de Castro)

J. A. HernÃndez
Pajarito cantador (poesia popular dominicana)

R. «Bullumba» Landestoy
Carita de Angel (Rafael Landestoy)

J. Turina
Poema en Forma de Canciones (RamÃn de Campoamor)
I. Dedicatoria
II. Nunca olvida
III. Cantares
IV. Los dos miedos
V. Las locas por amor


II

E. Halffter
Ai que linda moÃa (poesia popular portuguesa)
Gerinaldo (poesia popular portuguesa)

A. Ginastera
CanciÃn al Ãrbol del olvido (FernÃn Silva Valdés)

E. de Marchena
Te dirÃa un secreto (E. HenrÃquez)
Anhelos (Apolonias Perdamos)
Mensaje (Ruben Suro)

X. Montsalvatge
Cinco Canciones Negras
I. Cuba dentro de un piano (Rafael AlbertÃ)
II. Punto de Habanera (Néstor Juan)
III. Chévere (NicolÃs Guillén)
IV. CanciÃn de Cuna para Dormir a un Negrito (Ildefonso Pereda Valdés)
V. Canto Negro (NicolÃs Guillén)

(JMP), 16-02-2009
Copyright © 2006-2018 Grupo MediaMaster. Todos os direitos reservados.