Miguel Trápaga, guitarra | Obras de E. Pujol, M. LLobet, D. Aguado, F. Tárrega, I. Albéniz
Programa
I
Emilio Pujol (1886-1980)
Impromptu
Tango
Guajira
Miguel Llobet(1878-1938)
4 canciones populares catalanas
Dionisio Aguado (1784-1849)
Fandango Variado
II
Francisco Tárrega (1852-1909)
Adelita (Mazurka)
Sueño
2 Prelúdios
Capricho Árabe
Isaac Albéniz (1860-1909)
Granada
Pavana-Capricho
Sevilla
Miguel Trápaga
Nascido na Cantábria em 1967, estudou no Conservatório «Ataúlfo Argenta» de Santander e no Conservatório Superior de Música de
Foi bolseiro da Fundação Marcelino Botín de Santander, das Juventudes Musicais de Madrid e da Fundação La Caixa de Barcelona. Conquistou prémios nos seguintes concursos: Concurso «Arturo Sanzano» (1988), Prémio de Fim de Curso no Conservatório Superior de Música de Madrid (1990), Concurso Permanente das Juventudes Musicais de Espanha (1992), XVI Concurso Internacional de Guitarra «Andrés Segovia» de Palma de Maiorca (1993), III Concurso Great Lakes Guitar de Oberlin-Ohio (1994) e XII Concurso Internacional de Guitarra (Fundação Americana de Guitarra) do Québec, Canadá (1994).
Gravou para a Rádio Nacional de Espanha, Antena 2 (Portugal), ABC (Austrália) e BBC (Inglaterra) e, em disco, um CD intitulado «Antologia de Compositores de Cantabria», editado pela Fundação Marcelino Botín de Santander. Também registou dois CDs dedicados às obras de Federico Moreno-Torroba e de Leo Brower e um outro, acompanhado pelo violinista Alexander Detisov, com obras de Mauro Giuliani, todos três publicados pela etiqueta Opera Tres. A sua última gravação, «Homenaje a Andrés Segovia», inclui peças para guitarra da autoria de Joaquín Turina, Castelnuovo-Tedesco, Ponce, Tansman, Moreno-Torroba e Albert Harris.
Já actuou com o Quarteto de Cordas de Moscovo, com a meio-soprano Lola Casariego e com o violinista Alexander Detisov, e, na qualidade de solista, destacam-se as suas apresentações com a Orquestra da Cidade de Madrid, com a Orquestra Sesi Fundarte de Porto Alegre (Brasil), com a Orquestra Nacional da Ucrânia e com as Orquestras Sinfónicas de Camberra, Sevilha e Madrid. Para além de concertos em Espanha, já se deu ouvir em várias cidades da Europa, das Américas, de África e da Oceania.
Actualmente é professor de Guitarra no Real Conservatório Superior de Música de Madrid, e rege habitualmente cursos de aperfeiçoamento em Espanha e no estrangeiro, nomeadamente no Festival Internacional de Guitarra das Canárias, na Universidade do Panamá, na Academia «Frédéric Chopin» de Varsóvia, no Festival Internacional de Guitarra Kukulcán do México e na Universidade de Melbourne.
ENTRADA LIVRE
Organização: Instituto Cervantes/Presidência Espanhola da UE/Embaixada de Espanha
Produção: Juventude Musical Portuguesa
Apoio: GMCS |